quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Conheça Vassouras - RJ

Hoje vou dar uma dica cultural. Há um tempo visitamos a cidade de Vassouras (RJ) e ficamos impressionados com a beleza e história da cidade.

Para quem gosta de história, segue um pouquinho:

Vassouras fica localizada no vale do Paraíba e é conhecida como Imperial Cidade, título concedido por D. Pedro II. Seu surgimento se deu com o declínio do ouro em Minas Gerais. Os mineiros migraram para essas terras e as colonizaram, a princípio com cana-de-açúcar e depois por café. "Durante a década de 1850, a cidade, em seu apogeu, ostenta o título de "maior produtora de café do mundo", reconhecida como a "Princesinha do café", também chamada a "Cidade dos Barões" tendo 25 barões, 7 viscondes, 1 viscondessa, 1 condessa, 2 marqueses, considerados titulares vassourenses, entre outros. Nas fachadas de seus casarios, palacetes e monumentos, Vassouras guarda as lembranças desse próspero período que não será esquecido. O seu conjunto histórico urbanístico e paisagístico foi protegido em 1958 por um processo de tombamento pelo IPHAN e hoje é declarada, por força de lei, Estância Turística.



Por meio das rodovias BR-393, RJ-121, RJ-115, RJ-125 e RJ-127 temos acesso à essa aconchegante cidade.



Sua praça é muito bonita. É o local ideal para brincar com as crianças, namorar, bater papo e contemplar a natureza. Muitas fotos bonitas podem ser tiradas no local.


Um outro local interessante para visitar é o "Museu Casa da Hera". Não há necessidade de agendar a visita e há um guia que conta toda a história da casa e seus antigos donos e um pouco da história da cidade. A entrada nesse museu é franca.

  


A cidade é repleta de pontos turísticos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Fazenda Cachoeira Grande, Casa da Cultura, Fazenda Cachoeira do Mato Dentro, Câmara Municipal, Shopping Casario com lojas, restaurantes e cinema... Há uma feirinha de artesanato localizada ao lado do Shopping Casario. Vale lembrar que para visitar alguns destes pontos é necessário agendar previamente.

Gostei muito de lá. Ainda não visitei todos os pontos turísticos da cidade. Cada vez que passeio por lá, conheço um pouquinho mais.

Beijinhos. Fiquem todos na paz.